Sabemos que toda empresa é um desafio. Mas você sabe que gerir um negócio vai muito além da ideia e em ser bom naquilo que você vende? A ideia deste artigo é entender a base dos princípios da administração de empresas e o que as empresas bem sucedidas tem feito para alcançar o sucesso em termos de preparação, estratégia e gestão.
“Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário.
Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista.
Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.”
– Bill Gates
Nós sempre dizemos, com base nos princípios bibliográficos, que a administração é composta por três pilares: financeiro, produtivo e pessoas. Esses três itens precisam estar totalmente em harmonia e equilibrados para o sucesso de qualquer organização.
O que conseguimos observar na grande maioria das empresas é a falta de um ou mais pilares. Quando isso acontece, percebemos claros problemas de gestão. O mais comum é vermos problemas no pilar financeiro, que são causados por falta de lucro, distribuição incorreta para sócios e acionistas, impactos por fatores externos (nesse caso temos a pandemia, que quebrou muitas empresas por falta de receita) e muitos outros.
Também existem os problemas do pilar produtivo, em que o principal motivo é falha no processo ou controle sobre os métodos utilizados para se alcançar resultados. Aqui é onde geralmente aparecem os sistemas integrados de gestão, que visam sistematizar o processo produtivo para que os gestores e colaboradores se preocupem única e exclusivamente com o que é mais importante para cada negócio.
Por fim, temos o pilar representado pelas pessoas que participam da organização. As teorias de Maslow mostram que funcionários incentivados trabalham mais e produzem mais. Temos grandes exemplos de sucesso nesse sentido e o principal que todos logo relacionam é o Google. Um dos principais problemas que as empresas possuem e impactam o negócio é o de como as pessoas são tratadas. Muitas vezes não apenas um salário atrativo é suficiente, mas também um ambiente agradável, boa relação com seus superiores, certas flexibilidades de horário e de estar presencialmente em um escritório, benefícios, ou seja, o quão a empresa se preocupa com aquela pessoa que agrega valor e é um pilar importante para a base organizacional.
Desenvolva um plano para o seu negócio
Todos esses problemas podem ser mitigados quando você cria um plano de negócios completo. Pense em cada um dos pilares nas relações entre cada um. Se preocupe com as estratégias de marketing, divulgação, público alvo, plataformas, …
(a concluir)